Procuradora da Mulher reforça a importância do Outubro Rosa em tribuna
Durante a sessão ordinária, do dia 07, a procuradora da mulher da Câmara Municipal de Rio Negro, vereadora Isabel Grossl, fez uso da tribuna para destacar a importância do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em sua fala, a parlamentar divulgou a campanha da Procuradoria da Mulher com o tema: “Incentive o cuidado: o exame pode salvar a vida de uma mãe, uma filha, uma amiga.” Isabel destacou que a campanha é um movimento internacional de incentivo ao autocuidado e a valorização da vida. O objetivo é que as mulheres busquem a prevenção e as demais pessoas incentivem mulheres dos seu convívio ao autocuidado.
A procuradora reforçou ainda o papel da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra, instituição que há mais de 60 anos presta apoio indispensável a pacientes oncológicos. Também informa que a Câmara Municipal é um dos pontos de coleta de leite integral para os pacientes oconlógicos da Rede Feminina. “Mais do que um símbolo, o Outubro Rosa é um convite à reflexão e à ação. A prevenção é a melhor solução”, afirmou a vereadora.
Isabel também ressaltou a Lei Municipal nº 3.414/2024, que institui oficialmente no calendário do município as ações voltadas à Campanha Outubro Rosa, fortalecendo as políticas públicas de prevenção e promoção da saúde da mulher em Rio Negro. Lembrando que as ações devem ocorrer de Janeiro a Janeiro.
A procuradora da mulher aproveitou o espaço para divulgar a programação organizada pelas unidades de saúde para o mês de outubro, que inclui palestras, atendimentos e atividades voltadas à autoestima e ao bem-estar feminino. Onde durante todo o mês de outubro todas as unidades de saúde darão ênfase aos exames preventivos, tendo como data central o dia 18 de outubro com com evento na praça João Pessoa, das 9h às 13h, com atividades alusivas à prevenção do câncer de mama, autoestima e autocuidado da mulher, neste dia. Nos demais dias, todas as unidades de saúde estarão abertas para o atendimento da saúde da mulher, das 8h às 17h.
Além disSo, Isabel informou que todas as terças-feiras a Rede Feminina realizará exames preventivos na unidade. Ao concluir sua fala, Isabel Grossl convidou toda a comunidade a participar das ações e reforçou a importância de se unir em prol da saúde e da vida.