Parlamento Jovem realiza última sessão ordinária
Após um semestre de atividades, o Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Rio Negro realizou sua última sessão ordinária na quarta-feira, 03. O projeto de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com apoio do Poder Legislativo e do Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Ovande do Amaral realizou mais de oito encontros com o objetivo de vivenciar a prática do processo eleitoral e do funcionamento dos Poderes do Estado, com ênfase na cidadania e democracia.
Durante a última sessão ordinária, o presidente do Parlamento Jovem, Vitor Cordeiro (PSP), conduziu os trabalhos e os demais vereadores do Parlamento Jovem compartilharam relatos de como foi a experiência dentro do Poder Legislativo. Para eles, atuar como “vereador” desmistificou o papel da política na vida das pessoas e para o desenvolvimento do município.
Os vereadores do Parlamento Jovem apresentaram 23 indicações, um requerimento e um projeto de lei. Ao todo foram sete sessões - uma de posse e seis ordinárias. Além disso, foram realizados encontros na escola para ajustar a atuação na Câmara Municipal de Rio Negro.
Assim como os vereadores eleitos, os vereadores do Parlamento Jovem tiveram acesso ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo com suas proposições publicadas e tramitadas em sistema digital. Também receberam a presença de autoridades do TRE-PR, reforçando a importância do projeto para a formação de novos cidadãos conscientes e participativos. Em outubro, participaram da sessão ordinária o desembargador presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, juiz eleitoral da Comarca de Rio Negro, Dr. Alexandro Cesar Possenti, coordenador executivo do TRE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho, Chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política, Frederico Rafael Martins de Almeida Diretora do Cartório Eleitoral de Rio Negro, Ana Carolina Dürks Wanderley Dias Martinez e Silva.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Geovane de Lima (Pode) participou do encontro e abordou a questão da importância da participação dos jovens na política como fonte de transformação.
O presidente da CMRN, Odair Pereira (PL), afirmou que não foram medidos esforços para proporcionar a melhor experiência aos estudantes e também enalteceu o trabalho do Setor Legislativo para execução do projeto.