Câmara de Rio Negro reforça transparência, aprova projetos e valoriza ações sociais em sessão ordinária
A Câmara Municipal de Rio Negro realizou, na terça-feira (5), a 24ª Sessão Ordinária de 2025, reunindo vereadores e comunidade em mais uma noite de importantes deliberações e manifestações no plenário. A sessão foi marcada por proposições voltadas à segurança viária, saúde pública e outros temas importantes para o desenvolvimento do município.
Durante a ordem do dia, foram apresentados cinco Projetos de Lei, quatro deles tratam da abertura de créditos adicionais ao orçamento municipal, seja por anulação de dotação ou em caráter especial, e visam garantir a execução de despesas previstas em áreas específicas da administração pública. Também foram apresentadas 16 indicações parlamentares. Entre elas, pedidos de melhorias em vias públicas, implantação de redutores de velocidade, troca de iluminação, roçadas em estradas rurais e reforço na estrutura de atendimento à saúde, com foco na atenção primária. Os parlamentares também aprovaram seis requerimentos que reforçam o papel fiscalizador e propositivo do Legislativo. Um dos destaques foi o requerimento da vereadora Isabel Cristina Grossl (Republicanos), que solicita à empresa Autopista a instalação de lombadas físicas no trevo de acesso à empresa Norte Fios, local onde há recorrência de acidentes e risco à segurança de motoristas e pedestres. Outros requerimentos aprovaram votos de louvor ao Colégio Estadual Ana Schelbauer Braz de Oliveira, a pedido da vereadora Maria Célia Conte (União), e cobraram providências importantes. O vereador Elcio Josué Colaço (PSD) solicitou a convocação do coordenador do Consórcio de Mobilidade Urbana para esclarecer questões relacionadas à acessibilidade no transporte público e também pediu à ANTT providências quanto à obra de transposição sob a BR-116, prevista no contrato de concessão com a Autopista Planalto Sul.
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação também apresentou requerimento convocando o secretário municipal de Administração para prestar esclarecimentos sobre o Projeto de Lei nº 021/2025, que trata do Plano de Carreira dos servidores públicos. Já a Mesa Diretora solicitou regime de urgência para os Projetos de Lei nº 045, 046, 047 e 048/2025, referentes ao chamado kit orçamentário do município.
Nas explicações pessoais, os vereadores trouxeram ao plenário temas relevantes e de impacto direto na vida da população. A vereadora Isabel Cristina Grossl (Republicanos), procuradora da mulher da Câmara, fez um pronunciamento contundente sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela apresentou dados alarmantes sobre a violência doméstica no Brasil, reforçou os canais de denúncia disponíveis em Rio Negro e se colocou à disposição, por meio da Procuradoria da Mulher, para acolher e encaminhar situações de risco.
Outros vereadores também fizeram uso da palavra para reforçar cobranças ao Executivo, esclarecer ações de seus mandatos e trazer novos apontamentos, como a situação do trevo da Norte Fios, a luta por recursos para o laboratório municipal e a necessidade de maior atenção à zona rural.
Na tribuna livre, dois cidadãos se manifestaram: Marlon Zé abordou o tema de "Teatro nas Escolas" e Rodrigo Seidel discutiu o "Risco de travessia do conhecido Trevo da Norte Fios".
A sessão foi transmitida simultaneamente pelo canal da Câmara no YouTube e pela página oficial no Facebook, com um novo sistema de transmissão que oferece mais qualidade de imagem e som. A ampliação para o Facebook trouxe maior visibilidade e engajamento, permitindo que mais cidadãos acompanhem os trabalhos do Legislativo em tempo real.
Acompanhar os debates e decisões da Câmara é uma forma de fortalecer a democracia e participar da construção de uma cidade melhor. As sessões são abertas ao público e transmitidas ao vivo todas as terças-feiras, às 19h. Participe, opine e faça parte do futuro de Rio Negro.