Alunos do Colégio Cívico-Militar Ovande do Amaral assumem mandato do Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem 2025 foi oficialmente implantado em Rio Negro, por meio de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR). O programa tem como objetivo fortalecer a educação para a cidadania, incentivar o protagonismo juvenil e aproximar os jovens da vivência democrática por meio da simulação do processo legislativo.
Em Rio Negro, a Câmara Municipal não apenas aderiu ao programa, mas tornou-se responsável por operacionalizar integralmente as atividades legislativas, oferecendo sua equipe técnica, estrutura física e suporte institucional. As sessões ocorrem no Plenário da Câmara, com acompanhamento legislativo real, e os jovens parlamentares contam com capacitação sobre o funcionamento do Poder Legislativo.
Um dos diferenciais desta edição é a criação de uma extensão exclusiva do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) para o Parlamento Jovem, ferramenta digital onde são registradas e divulgadas todas as proposições e atividades:
🔗 https://sapljovem.rionegro.pr.leg.br
Participam do projeto alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Ovande do Amaral, em Rio Negro, eleitos por voto direto em processo democrático interno. Eles representam suas turmas no Parlamento Jovem, vivenciando o papel de vereador com voz ativa para debater e propor soluções sobre temas que impactam a juventude e o município. Estão previstas seis sessões ordinárias até dezembro de 2025.
Os vereadores jovens eleitos são:
-
Eduardo Kennedy – Partido Vida e Saúde
-
Gabriel Pereira Schewingert – Partido Educação e Cultura
-
João Paulo Elias – Partido Vida e Saúde
-
Luana Teixeira da Cruz – Partido Vida e Saúde
-
Manuella de Lima – Partido Liberdade e Respeito
-
Nicolas Pereira Stoeberl – Partido Segurança Pública
-
Nicole Caroline dos S. Barboza – Partido Liberdade e Respeito
-
Pietro Antonio dos Santos Long – Partido Segurança Pública
-
Saulo Lemes – Partido Esporte, Lazer e Integração
-
Tiffany Lais Guenze Kaszpczak – Partido Educação e Cultura
-
Vitor Rafael Affonso Cordeiro – Partido Segurança Pública
A diretora da escola, professora Isabela Alves de Souza, e a professora Janaína Garcia, responsável pelo acompanhamento pedagógico dos alunos no programa, destacaram o valor educacional e formativo da proposta, que desperta nos estudantes o senso de responsabilidade e a importância do debate público.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Negro, vereador Odair Pereira, também ressaltou:
“Despertar o interesse político e social nos jovens é um passo fundamental para garantir um futuro com mais participação, consciência democrática e compromisso com a coletividade. O Parlamento Jovem é uma verdadeira escola de cidadania na prática.”
A posse ocorreu em 18 de junho de 2025, em uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Rio Negro, com presença dos eleitos, familiares, equipe escolar e autoridades.