Vereadores participam da inauguração da ampliação do sistema de água da Fazendinha

por Chayenne E Cardoso publicado 15/04/2024 14h40, última modificação 15/04/2024 14h41

A Câmara Municipal de Rio Negro foi representada pelo Presidente, Elcio Josué Colaço,na solenidade de inauguração da ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito da Fazendinha no último sábado, 13. As obras foram realizadas através de uma importante parceria entre o Município de Rio Negro, o Estado do Paraná e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Os Vereadores Odair Pereira e Maria Célia Conte, também estiveram presentes na solenidade. Com a conclusão das obras, atualmente a rede de abastecimento da Fazendinha possui 21 km com 186 ligações. As caixas d’água do sistema possuem capacidade para armazenar 40 mil litros de água tratada.

No total foram investidos R$ 494.646,90 nas obras, sendo que deste valor, R$ 391.175,83 é de participação da Sanepar referente à elaboração de projetos de engenharia, fornecimento de materiais hidráulicos, equipamentos, treinamentos para a operação e manutenção do sistema, além de apoios técnico, ambiental e socioeconômico. O valor de R$ 103.471,07 foi investido pela Prefeitura como contrapartida para a mão de obra e fornecimento de insumos (materiais de construção civil).

Para a realização das obras – que iniciaram em 2021 – a Prefeitura de Rio Negro obteve a outorga dos órgãos competentes para a utilização do manancial daquela região de acordo com a legislação ambiental vigente.

O gerenciamento do sistema de abastecimento será de responsabilidade de uma associação já formada pelos moradores. Um técnico de operações da Sanepar realiza o trabalho de tratamento da água com cloro, além de outros trabalhos essenciais na manutenção da rede.

A importante ação na Fazendinha ocorreu através do programa Sanepar Rural, que tem como objetivo implementar o abastecimento de água potável nas comunidades rurais elencadas pelos municípios que possuem contrato vigente com a Sanepar. O programa é uma oportunidade de levar água tratada para diversas famílias. Outros projetos serão colocados em prática em Rio Negro em breve.