Sessão Ordinária tem a pauta Autismo em destaque

por Chayenne E Cardoso publicado 03/04/2024 14h10, última modificação 03/04/2024 14h10

Dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aproveitando a data, a Vereadora Isabel Grossl utilizou a tribuna para falar sobre o tema na última Sessão Ordinária,02, na Câmara Municipal de Rio Negro.

O mês de abril é reconhecido internacionalmente como Abril Azul, um período dedicado a conscientização do Autismo. Por isso, a Vereadora Isabel Grossl iniciou sua fala explicando que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por desafios significativos em áreas como interação social, comunicação e comportamento repetitivos.

- O Abril Azul oferece uma oportunidade para desafiar estereótipos, disseminar informações precisas e celebrar a diversidade neuro diversa – enfatizou a Vereadora Isabel Grossl.

Segundo o Analista de Pesquisa da APAE Brasil Wagner Saltorato, os primeiros sinais de TEA podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, mas o diagnóstico preciso só costuma ser estabelecido por volta dos dois a três anos. Além disso, Saltorato afirma que o maior volume de informações – uso da internet e redes sociais – permite que as pessoas conheçam mais o TEA e identifiquem os sintomas assim, levando a um diagnóstico. O transtorno atinge uma em cada 36 crianças até oito anos, segundo o Site Brasil 61.

Isabel explicou que, em Rio Negro, a equipe escolar ao perceber alguma dificuldade do aluno encaminha para o Centro de Avaliação Diagnóstica da Secretaria da Educação. Após a triagem, se for constatado a necessidade é encaminhado para a Secretaria de Saúde para continuar os procedimentos. Atualmente, a Rede Municipal conta com 100 alunos com laudo de autismo com atendimento diferenciado.

Em Rio Negro há o espaço TEA - Bruno Junskowski, que foi criado pela Prefeitura para o atendimento multidisciplinar de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e o acolhimento de suas famílias. O local foi inaugurado em novembro de 2023 na rua Antônio de Paula Valério, nº 157, Centro.

- Autismo não tem cara e não é doença, mas sim uma diferença, vamos cada vez mais falar sobre as diferenças, sobre as necessidades de cada um, partilhar conhecimentos e praticar a empatia – finalizou Ver. Isabel Grossl.