Livro do Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro é lançado.

por Chayenne E Cardoso publicado 04/04/2024 09h34, última modificação 04/04/2024 09h34

Na noite desta quarta-feira,03, foi realizada a solenidade especial de lançamento da primeira edição do livro do Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro, que mostra os detalhes do projeto com a apresentação dos imóveis históricos e culturais sob a responsabilidade do Município de Rio Negro. O Presidente do Poder Legislativo Municipal, Ver. Elcio Colaço, participou do evento juntamente com os vereadores Ricardo Furquim e Isabel Grossl.

O evento ocorreu no Centro Municipal de Cultura Agostinho Paizani Filho com a presença da população em geral, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, veículos de imprensa, apoiadores e de autoridades locais, regionais e estaduais, como a secretária de estado da cultura, Luciana Casagrande Pereira.

A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Diversos profissionais de diferentes áreas de atuação colaboraram para o desenvolvimento do livro que possui 72 páginas.

O lançamento do livro é a concretização da primeira etapa do projeto de Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro. Durante o evento foi apresentado ao público como ocorreu o desenvolvimento deste importante projeto, que teve seu início com a publicação da Lei nº 2765/2017 com o objetivo de preservar a memória histórica dos imóveis antigos que compõem o município.

Durante o desenvolvimento também foi realizado um levantamento e catalogação dos imóveis históricos particulares, sem gerar custos financeiros aos proprietários. O projeto é bastante importante para registrar, principalmente, a história dos imóveis que não podem ser tombados fisicamente e que um dia podem, eventualmente, ser desmanchados ou reformados por vontade e/ou necessidade do proprietário.

O projeto foi desenvolvido por meio de pesquisa histórica, arquitetônica, artística, sociológica e paisagista. Os resultados dos trabalhos de pesquisa foram registrados em formulários padronizados, onde há todas as informações do imóvel. Uma equipe técnica foi até o imóvel, tirou fotos, fez a planta baixa, conversou com o proprietário sobre todo o histórico do local e coletou todas as informações disponíveis. Atualmente 74 imóveis particulares da área urbana de Rio Negro já passaram pelo processo de preservação da memória e em breve todos os registros serão disponibilizados ao público.

A idealização do projeto, até tornar-se lei municipal e sua aplicação pelos anos seguintes, contou com a importante participação e determinação de três pessoas em especial, as quais foram homenageadas durante o evento com o certificado “Honra a quem tem honra”. São elas:

• Karen Rosane Brunken Flores, que atuou como diretora de cultura frente ao projeto do Inventário Cultural do Patrimônio dos Imóveis de Rio Negro, sendo uma das principais idealizadoras e entusiastas do projeto.

• Patricia Finamori de Souza Koschinski, assessora jurídica, que atuou no desenvolvimento da legislação municipal que concretizou o lançamento do projeto no município.

• Pedro Henrique Borneman Silveira, arquiteto e presidente do Conselho de Políticas Culturais nos anos de 2017 a 2021, importante ator no desenvolvimento e contribuição para o projeto.

Após o encerrando da solenidade todos os presentes puderam conhecer o livro, participar de um coquetel e ainda prestigiar um show musical acústico da banda J. Brothers.

O livro já está disponível para leitura na Biblioteca Pública Professor Venceslau Muniz, situada na R. Dr. Getúlio Vargas, 680. As unidades escolares do município também terão exemplares do livro.